O que é o BRT-ABC

O que é o BRT-ABC

O BRT-ABC chega para preencher antiga demanda dos moradores do Grande ABCDMR por um transporte de ligação com os modais de transporte de massa – Sistema Metroviário.

Mais do que ser uma ligação, o BRT é um meio de transporte rápido, moderno e eficiente.

Leva menos tempo para ser construído, tem um custo menor que os demais transportes de massa, e produz a menor interferência arquitetônica onde é introduzido. É mais qualidade de vida para as pessoas que usam o transporte público.

O BRT, sigla em inglês para Bus Rapid Transit, ou seja, ônibus de trânsito rápido, é um novo conceito em mobilidade urbana por via rápida e exclusiva.

A população da região do ABCDMR terá um transporte confortável, rápido, eficiente, não poluente – os veículos são todos elétricos – e moderno.

Para garantir a rapidez do serviço, contará com faixa exclusiva de circulação, segunda faixa para ultrapassagem na maior parte do trajeto, embarques e desembarques rápidos por plataformas elevadas em estações providas de ar-condicionado, wi-fi e informações em tempo real sobre as linhas, além de integração física com outros modais, e pagamento antecipado fora do ônibus da área de embarque.

Serão 16 estações e três terminais. A extensão será de 17,3 km entre o centro de São Bernardo do Campo e o Terminal Sacomã (São Paulo).

O sistema prevê  92 ônibus articulados elétricos de 21,5 m, com recarga de oportunidade na rede aérea, o e-Trol.

As viagens de e-Trol serão realizadas por 12 ônibus no Expresso (40 minutos – do Terminal São Bernardo ao Sacomã); 34 no Semiexpresso (43 minutos – só parando em cinco paradas; e nos terminais São Bernardo do Campo, Tamanduateí e Sacomã); e 30 no Parador (52 minutos – todas as 16 paradas).

A OBRA

As obras de reformulação do Sistema de Transporte foram iniciadas em fevereiro de 2022, no Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo. 

Em de outubro do mesmo ano, com a emissão da necessária Licença de Instalação, as obras no BRT-ABC puderam começar. 

A Fase 1 do BRT-ABC já está praticamente concluída, incluindo a moderna parada em frente ao Shopping Metrópole, no Centro de São Bernardo.

Essa fase das obras começou nas Avenidas Aldino Pinotti e Lauro Gomes e terminou junto à Avenida Winston Churchill, em Rudge Ramos, divisa com São Caetano.

As obras deste trecho incluíram preparação do pavimento e concretagem de um trecho de 2,5 km da pista em São Bernardo.

Com o início das obras na Av. Lauro Gomes após o cruzamento da Av. Winston

Churchill, em São Bernardo do Campo, iniciou-se a 2ª fase das obras do BRT-ABC, com a remoção do piso asfáltico.

A Licença Ambiental de Instalação, emitida pela Cetesb no final de janeiro, compreende a Avenida Lauro Gomes, a Avenida Marginal, a Rua Michel Saliba, a Rua Aída e a Rua do Grito, em São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.

A Fase 2, com extensão de aproximadamente 15 km, inclui 13 paradas, três viadutos, quatro pontes e cinco passarelas.

Nessa etapa, será construída a pista a partir da divisa de São Bernardo do Campo até o terminal Sacomã, em São Paulo.

As obras devem estar finalizadas até o fim de 2025 e o BRT-ABC deverá entrar em operação entre janeiro e fevereiro de 2026.

No Comments

Post A Comment